quinta-feira, 25 de junho de 2015

O QUE TENHO DENTRO DO MEU CORPO QUE EU NÃO CONSIGO VER?

TÍTULO:   O QUE TENHO DENTRO DO MEU CORPO QUE EU NÃO CONSIGO VER?

JUSTIFICATIVA

Através de uma conversa sobre o corpo humano onde os alunos  identificaram as partes do corpo que podíamos ver questionei-os  se eles sabiam o que tínhamos dentro do corpo, me disseram que tínhamos o coração a comida e a barriga. Então percebi que eles realmente não sabiam sobre nossos órgãos interno. Partindo disso vamos iniciar um estudo para conhecer algumas informações sobre o corpo humano interno.

SITUAÇÃO PROBLEMA: O que tenho no meu corpo que não vejo?

OBJETIVOS GERAL

Aprimorar-se progressivamente da imagem global do seu corpo conhecendo e identificando algumas parte de dentro do corpo e suas funções para que descubram como o corpo funciona e o que existe dentro dele

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos sobre o corpo humano.
·         Ter cuidado com material pessoal e coletivo, participando da organização do espaço físico da sala.
·         Manusear corretamente alguns materiais como tesoura, cola, pincéis em atividades sobre o corpo.
·         Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade;
·         Apropriar-se da imagem global do corpo, desenvolvendo atitudes de interesse e cuidado;
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e sensações do corpo.
·         Conhecer os órgão que fazem parte do corpo.
·         Ampliar o vocabulário, empregando  as palavras adequadamente de acordo com o contexto.
·         Contar,recontar e criar histórias a fim de estabelecer sequência de fatos;
·         Relacionar a ideia de número à quantidade correspondente;
·         Desenvolver o traçado dos números, diferenciando-os de outros símbolos;
·         Desenvolver o raciocínio lógico através de jogos.
·         Explorar os órgãos do sentido para compreender a função de cada órgão;
  
CONTEÚDOS

·         Fazer artístico(produção de trabalhos de arte)
·         Exploração de materiais
·         Organização de materiais
·         Pintura
·         Recorte
·         Colagem
·         Percepção de ritmo;
·         Cuidados com o corpo
·         Ampliação de vocabulário
·         Conto, reconto e criação de histórias;
·         Números
·         Traçado dos números Órgãos do sentido (sensações – gostos, cheiros, sons, texturas, visão)
·         Raciocínio lógico (jogos de memória, dominó, bingo, jogo da velha, quebra – cabeça).

METODOLOGIA

*      Sacola mágica 
*      Boneco montável
*      Montar um boneco enfatizando os órgãos internos do corpo com material reciclável
*      Recortar partes do corpo de diversas pessoas depois e montar
*      Desenhar o corpo no papel graft
*      Recortar Eva vermelho e colar dentro do coração
*      Colar fósforo para representar o esqueleto
*      Recortar e montar o menino
*      Contagem oral e escrita das partes do corpo
*      Adivinhação
*      Parlenda  dedo mindinho
*      Cruzadinha
*      Desenhar o corpo no papel pardo
*      Representar através de lã vermelha o sangue dentro do corpo
*      Slides dos órgão do corpo
*      Degustação do doce amargo azedo
*      Cabra cega
*      Música estátua, cabeça ombro, da Xuxa
*      Outras atividades sobre os sentidos
*      Quebra cabeça do corpo

CRONOGRAMA

15 dias


TURMAS ENVOLVIDAS

Pré Escolar I e Pré Escolar II, juntamente com a Professora Marynes Ranghetti


AVALIAÇÃO

Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
Demonstra cuidado com material pessoal e coletivo e participa da organização do espaço físico da sala.Compreende a função dos órgãos do sentido. Conhece como os órgãos internos do corpo funcionam e sua importância.































































Nenhum comentário:

Postar um comentário