TÍTULO: O QUE TENHO DENTRO DO MEU CORPO QUE EU NÃO CONSIGO VER?
JUSTIFICATIVA
Através de uma conversa sobre o corpo humano onde os
alunos identificaram as partes do corpo
que podíamos ver questionei-os se eles
sabiam o que tínhamos dentro do corpo, me disseram que tínhamos o coração a
comida e a barriga. Então percebi que eles realmente não sabiam sobre nossos
órgãos interno. Partindo disso vamos iniciar um estudo para conhecer algumas
informações sobre o corpo humano interno.
SITUAÇÃO PROBLEMA: O que tenho no meu corpo que não vejo?
OBJETIVOS
GERAL
Aprimorar-se progressivamente da imagem global do seu corpo
conhecendo e identificando algumas parte de dentro do corpo e suas funções para
que descubram como o corpo funciona e o que existe dentro dele
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Experimentar
e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e
fantasia na construção de trabalhos artísticos sobre o corpo humano.
·
Ter
cuidado com material pessoal e coletivo, participando da organização do espaço
físico da sala.
·
Manusear corretamente alguns materiais como tesoura, cola,
pincéis em atividades sobre o corpo.
·
Utilizar
o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com
espontaneidade;
·
Apropriar-se
da imagem global do corpo, desenvolvendo atitudes de interesse e cuidado;
·
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo, identificando gradativamente os limites e
sensações do corpo.
·
Conhecer
os órgão que fazem parte do corpo.
·
Ampliar o vocabulário, empregando as palavras adequadamente de acordo com o
contexto.
·
Contar,recontar e criar histórias a fim de estabelecer
sequência de fatos;
·
Relacionar
a ideia de número à quantidade correspondente;
·
Desenvolver o traçado dos números, diferenciando-os
de outros símbolos;
·
Desenvolver o raciocínio lógico através de jogos.
·
Explorar
os órgãos do sentido para compreender a função de cada órgão;
CONTEÚDOS
·
Fazer artístico(produção de trabalhos de arte)
·
Exploração
de materiais
·
Organização
de materiais
·
Pintura
·
Recorte
·
Colagem
·
Percepção de ritmo;
·
Cuidados com o corpo
·
Ampliação de vocabulário
·
Conto, reconto e criação de histórias;
·
Números
·
Traçado dos números Órgãos do sentido (sensações – gostos, cheiros, sons,
texturas, visão)
·
Raciocínio lógico (jogos de memória, dominó, bingo, jogo da
velha, quebra – cabeça).
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
15 dias
TURMAS ENVOLVIDAS
Pré Escolar I e Pré Escolar II, juntamente com a Professora Marynes Ranghetti
Pré Escolar I e Pré Escolar II, juntamente com a Professora Marynes Ranghetti
AVALIAÇÃO
Produz
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo
de produção e criação.
Demonstra cuidado com material
pessoal e coletivo e participa da organização do espaço físico da sala.Compreende a função dos órgãos do sentido. Conhece como os órgãos internos do corpo funcionam e sua importância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário